@_esquina_ - Esquina

O Esquina é uma plataforma de conteúdo sobre cidades: Esquina + Estadão, Eventos e Passeios.

4.2K followers

1.1K following

Advertisement
Tenho uma relação ambígua com a gastronomia paulistana. Adoro cozinhar, aprecio conhecer lugares novos, mas tenho uma preguiça monumental de restaurantes pretensiosos ou com serviço displicente. Acabo me fixando nos lugares  onde posso criar raízes. Numa cidade que provoca a solidão, porque todos são anônimos, conhecer as pessoas pelo nome e compartilhar um pouco do dia delas é uma experiência incrível. Não deixa de ser também uma forma de me relacionar afetivamente com espaços, que passam a compor a minha memória.
Minha casa gastronômica de São Paulo é o @bardadonaonca da minha querida amiga @janainarueda1 , com quem partilho ideais e sonhos: o @parque_minhocao e a merenda das crianças da rede pública estadual. Durante a semana, porém, sou frequentador assíduo do @villavinicafe , vizinho do meu escritório, e que é pilotado pelo Vinícius, na Itapicuru 397, em #perdizes . Na correria do dia-a-dia, é lá que encontro refúgio, acolhimento, pratos deliciosos - como este salmão com purê de mandioquinha e mostarda - boa conversa sobre comida, cafés e a vida, além do melhor #tiramisu de SP. É assim as ruas ganham histórias e sabores. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
3

Tenho uma relação ambígua com a gastronomia paulistana. Adoro cozinhar, aprecio conhecer lugares novos, mas tenho uma preguiça monumental de restaurantes pretensiosos ou com serviço displicente. Acabo me fixando nos lugares onde posso criar raízes.

A cidade, qual um compulsivo (ou compulsiva) engole tudo ao seu redor. Arte (?) sobre arte de Paulo von Poser. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

A cidade, qual um compulsivo (ou compulsiva) engole tudo ao seu redor. Arte (?) sobre arte de Paulo von Poser. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos

São Paulo e seus caminhos. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

São Paulo e seus caminhos. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #sp e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.

Jazz na praça? São Paulo tem! Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

Jazz na praça? São Paulo tem! Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #sp e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.

Jazz na praça? São Paulo tem! Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
4

Jazz na praça? São Paulo tem! Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #sp e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.

São Paulo e suas vistas estonteantes. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
2

São Paulo e suas vistas estonteantes. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #sp e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.

Advertisement
Arte urbana. Tema dos mais complexos. Que história a arte urbana paulistana nos conta? Que narrativa podemos extrair dela? Será a história de seu povo? Ou só parte dela? Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

Arte urbana. Tema dos mais complexos. Que história a arte urbana paulistana nos conta? Que narrativa podemos extrair dela? Será a história de seu povo? Ou só parte dela? Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestr

A eclosão de grandes mobilizações sociais ocorre com frequência na cidade, pelos mais diversos motivos. Não aconteceria se fosse em outros lugares. Esta foto é um retrato do que acontece quando as pessoas transbordam o espaço público. Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial e moro nos Jardins, em #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
2

A eclosão de grandes mobilizações sociais ocorre com frequência na cidade, pelos mais diversos motivos. Não aconteceria se fosse em outros lugares. Esta foto é um retrato do que acontece quando as pessoas transbordam o espaço público. Sou o @wilsonle

Advertisement
A consolação de ir para debaixo da terra e recusar o território hostil é parte do dia (no caso, da noite) de muitos paulistanos. Anestesiados pelo som dos fones de ouvido, mergulhados em seus pensamentos, aflições e sonhos, os habitantes da pauliceia começam a jornada de volta para casa.  Sou o @wilsonlevy85 , sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial . Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

A consolação de ir para debaixo da terra e recusar o território hostil é parte do dia (no caso, da noite) de muitos paulistanos. Anestesiados pelo som dos fones de ouvido, mergulhados em seus pensamentos, aflições e sonhos, os habitantes da pauliceia

Equivoca-se quem menospreza o céu de São Paulo. Acima de seus prédios e das torres de comunicação - qual minaretes modernos - ele irrompe e revela a sua exuberância. Sou o @wilsonlevy85 , moro nos Jardins, em #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
2

Equivoca-se quem menospreza o céu de São Paulo. Acima de seus prédios e das torres de comunicação - qual minaretes modernos - ele irrompe e revela a sua exuberância. Sou o @wilsonlevy85 , moro nos Jardins, em #sp . Nesta semana postarei no Instagram d

A cidade e a natureza. O espaço público ocupado. Poética e caos. São Paulo das várias camadas que teimam em desautorizar (qualquer) consenso. Sou o @wilsonlevy85 . Sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes da @uninoveoficial , único programa da área de Planejamento Urbano e Regional da cidade de São Paulo. Moro nos Jardins, em #SP e nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
1

A cidade e a natureza. O espaço público ocupado. Poética e caos. São Paulo das várias camadas que teimam em desautorizar (qualquer) consenso. Sou o @wilsonlevy85 . Sou advogado e diretor do programa de pós-graduação (mestrado) em #cidadesinteligentes

Fim Esta é a última postagem da minha estadia no Esquina. Espero que tenham curtido. Compartilhei alguns dos temas que orbitam minha vida. Pessoas, lugares e iniciativas, que juntas fazem verão. Existem e estão espalhadas por aí com ótimas agendas. Sou otimista, meu copo ou está meio cheio ou está transbordando. Tiro o chapéu para quem faz e põe a barriga no balcão. O 'fazer' exige risco, mobilização e ação. Na minha formação tive acesso, a arquitetos e urbanistas, que pasmem, praticam Arquitetura e Urbanismo. E ao práticar, sabe-se muito bem, que é necessário dominar uma série de ingredientes, que receita nenhuma é capaz de assegurar harmonia e coerência (especialmente numa democracia onde todos podem por mais uma pitada de sal, ou pimenta). Discursos imobilizantes não contribuem para a cidade, pelo contrário, é veneno que entorpece; deles eu tô fora. Tchau, fui!  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista praticante e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postei no Instagram do Esquina.
9

Fim Esta é a última postagem da minha estadia no Esquina. Espero que tenham curtido. Compartilhei alguns dos temas que orbitam minha vida. Pessoas, lugares e iniciativas, que juntas fazem verão. Existem e estão espalhadas por aí com ótimas agendas. S

Genteficação! O que o centro precisa é de gente. Infraestrutura tem, e se organizar, todo mundo cabe! Eu mudei em 2014 para cá e já vi  pequenas mudanças, que quando reunidas são significativas. Vejo que as pessoas estão cada vez mais íntimas da cidade. E o centro está voltando a ser destino do paulistano comum. Diferente dos outros lugares que já morei, no centro parece haver uma teia de boa vontade. Na foto, eleita a melhor hamburgueria de São Paulo @zdelisandwiches . E na mesma área:  @bento43cafe (no mezanino)@acasadoporcobar (eleito entre os 50 melhores restaurantes do mundo, e fica aqui, no centro) @escoladacidade @tokyo.sp @coffeestoriessp @sertorio @serto.sp @bardadonaonca @hot.pork @institutofeiralivre  @institutopolis @baciodilatte (que acaba de apostar numa esquina da Praça da República) e muitos outros. ️Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #genteficação #centrodesp
16

Genteficação! O que o centro precisa é de gente. Infraestrutura tem, e se organizar, todo mundo cabe! Eu mudei em 2014 para cá e já vi pequenas mudanças, que quando reunidas são significativas. Vejo que as pessoas estão cada vez mais íntimas da cida

️ Se um novo urbanismo é possível, não se tratará mais da disposição de objetos mais ou menos permanentes, mas da irrigação de territórios. Ele não buscará mais configurações estáveis, mas a criação de campos que acomodem processos que resistam a ser cristalizados em formas definitivas. Não a imposição de limites, mas a supressão de fronteiras. Não a identificação de elementos, mas a descoberta de híbridos. Não mais obcecado com a cidade, mas com a manipulação da infraestrutura para infinitas intensificações e diversificações, curtos-circuitos e redistribuições.  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao #role #experienciaurbana #parqueurbano #cidades #caosplanejado #urban21 #seculo21 #2019 #avidanocentrosp #saopaulo #sp
0

️ Se um novo urbanismo é possível, não se tratará mais da disposição de objetos mais ou menos permanentes, mas da irrigação de territórios. Ele não buscará mais configurações estáveis, mas a criação de campos que acomodem processos que resistam a ser

Eu vivo por momentos como este.  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao #role #experienciaurbana @vejasp #vejasp
7

Eu vivo por momentos como este. Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao #role #experienciaurbana @vejasp #vejasp

Drauzio Varella corre entre 8-9h de domingo no @parque_minhocao. O pessoal da corrida se anima, e a vendedora de água de côco não resiste: bom dia Dr. Drauzio! Encontro com o desconhecido também tem horário. Se for ao Minhocão em determinado horário sempre, vai encontrar rostos desconhecidos familiares. Um dos prazeres é observar o outro. Um pacto velado de se alegrar reconhecendo a presença uns dos outros.  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao #drauziovarella @sitedrauziovarella
2

Drauzio Varella corre entre 8-9h de domingo no @parque_minhocao. O pessoal da corrida se anima, e a vendedora de água de côco não resiste: bom dia Dr. Drauzio! Encontro com o desconhecido também tem horário. Se for ao Minhocão em determinado horário

Domingo no centro de São Paulo Uma orla de edifícios dos anos 1950, 1960, que como o meu não possuem áreas de lazer privativas. São a antítese do condomínio-clube. A cidade é  nosso playground. Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao
0

Domingo no centro de São Paulo Uma orla de edifícios dos anos 1950, 1960, que como o meu não possuem áreas de lazer privativas. São a antítese do condomínio-clube. A cidade é nosso playground. Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de

De pedrinha em pedrinha, na Metrópole ️ A maior parte dos calçadões foi implantada em 1976, na gestão do então prefeito Olavo Setubal, que fechou as ruas para carros, abrindo-as para pedestres. O pavimento escolhido mesclava pedras portuguesas e placas de granito. Foi colocado em uma época onde não havia encaminhamentos subterrâneos como hoje, com inúmeras concessonárias de energia, voz e dados. Passeio hoje é infraestrutura urbana. Como diria o sábio Youtuber decorador: Uma pedra de 6x6cm é ideal para ambientes pequenos como banheiros e lavabos. ️Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #calcada #pedraportuguesa
0

De pedrinha em pedrinha, na Metrópole ️ A maior parte dos calçadões foi implantada em 1976, na gestão do então prefeito Olavo Setubal, que fechou as ruas para carros, abrindo-as para pedestres. O pavimento escolhido mesclava pedras portuguesas e plac

+ Minha Casa Minha Vida ️ no Centro. Bom dia! O post dessa semana com mais reações foi sobre o tema MCMV no centro de SP. Então volto com ele, e este projeto desenvolvido pela @magikjc_bemviver com um time de colaboradores da região - que historicamente, é reduto dos arquitetos. Se estiver no centro, vale uma visita. Não havia falado, mas uma das ações prévias a implantação do edifício consiste em abrir o terreno como uma espécie de praça. As paredes receberam desenhos bem imaginativos do artista @tecfase com as crianças de uma EMEI da região. É só puxar uma cadeira, por o pé na grama e se sentir em casa. ️Arquitetura edifício: SIAA Arquitetos
️Áreas Comuns e Paisagismo: Felipe SS Rodrigues Arquiteto
️Apartamento Decorado: Felipe Hsu Arquitetura ️ Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #mcmv #minhacasaminhavida
8

+ Minha Casa Minha Vida ️ no Centro. Bom dia! O post dessa semana com mais reações foi sobre o tema MCMV no centro de SP. Então volto com ele, e este projeto desenvolvido pela @magikjc_bemviver com um time de colaboradores da região - que historicame

Tour: o térreo conectado com a cidade. Santos Augusta, café de hoje a tarde com @vaopporto Ah! Se todo térreo fosse assim...Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #santosaugusta #isayweinfeld #reud
0

Tour: o térreo conectado com a cidade. Santos Augusta, café de hoje a tarde com @vaopporto Ah! Se todo térreo fosse assim...Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no I

Essa aula eu não tive!  5 anos de Arquitetura e Urbanismo. 50% do currículo em Urbanismo. O Ministério Público nunca foi citado em qualquer aula. Deveria! Sabe o que as obras do Anhangabaú, do Minhocão, do Arouche, e o cercamento da Roosevelt na Parada LGBT têm em comum? - o Ministério Público Urbanista, querendo atravancar obras (que aguardaram iniciar) todas elas. 
Que eles acolhem as 'denúncias' de qualquer cidadão que bate a sua porta isso nós já sabemos. Agora, entender que estes representam a sociedade como um todo; estão muito enganados. E baseado nisso tentar paralisar obras - errado. Para quê processos participativos e democráticos que levam muitas vezes anos, gestões, para depois de consolidado o MP se sobrepor a todo o processo. Tem alguma coisa grave em nossa cidade, no mínimo, deve rever seus protocolos. Não me lembro de ter eleito procuradores na última eleição do município. Essa aula eu não tive. Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao
6

Essa aula eu não tive! 5 anos de Arquitetura e Urbanismo. 50% do currículo em Urbanismo. O Ministério Público nunca foi citado em qualquer aula. Deveria! Sabe o que as obras do Anhangabaú, do Minhocão, do Arouche, e o cercamento da Roosevelt na Para

Bom dia!  Falando em Parque Minhocão. Estes foram os resultados do recente concurso para estudantes promovido pela principal plataforma de ideias do país @portalprojetar com apoio do @parque_minhocao . Foram 74 cidades e 53 universidades representadas pelos participantes.  Algumas propostas e julgamento do júri.  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao
6

Bom dia! Falando em Parque Minhocão. Estes foram os resultados do recente concurso para estudantes promovido pela principal plataforma de ideias do país @portalprojetar com apoio do @parque_minhocao . Foram 74 cidades e 53 universidades representada

Como não esperar pelo final de semana! E encontrar vários desconhecidos de rostos familiares, que vão sempre no mesmo horário. Na alquimia desta experiência de retomada urbana o que não falta é convivência. Cidade, o lugar do encontro. ⭐ Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #minhocao #parqueminhocao
1

Como não esperar pelo final de semana! E encontrar vários desconhecidos de rostos familiares, que vão sempre no mesmo horário. Na alquimia desta experiência de retomada urbana o que não falta é convivência. Cidade, o lugar do encontro. ⭐ Sou o @felip

Selva de pedra? ️ Aqui não. Centro de São Paulo. Futuro Parque Augusta. Atualmente, está sendo elaborado o regimento do conselho gestor do parque. Um parque conquistado pela iniciativa da sociedade civil. Foram 5 grupos bastante diversos que impulsionaram esta nova área de lazer no árido centro paulistano. +1 parque, o #parqueaugusta Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

Selva de pedra? ️ Aqui não. Centro de São Paulo. Futuro Parque Augusta. Atualmente, está sendo elaborado o regimento do conselho gestor do parque. Um parque conquistado pela iniciativa da sociedade civil. Foram 5 grupos bastante diversos que impulsio

Era escritório. Agora é Apartamento. O famoso e sustentável Retrofit!  Este é o Edifício Nomad, projeto do Ângelo Bucci @spbr.arquitetos para outro grande entusiasta da arquitetura Silvio Kozuchowicz, direitor da SKR. Algo a ser dito, @skr_arquitetura_viva trabalha com Arquitetura autoral muito antes desse crescente consenso atual de que ela agrega valor. Desde os anos 1990 buscam qualidade no projeto, muito antes da preocupação de estarem ofertando um produto exclusivo. Já colaboraram, de lá para cá, com Isay Weinfeld, Márcio Kogan, Hector Vigliecca, Aflalo & Gasperini, entre outros. Soube ontem que o Nomad está todo ocupado! Já que projeto comercial bem sucedido é aquele que vende, esta é uma ótima notícia! Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

Era escritório. Agora é Apartamento. O famoso e sustentável Retrofit! Este é o Edifício Nomad, projeto do Ângelo Bucci @spbr.arquitetos para outro grande entusiasta da arquitetura Silvio Kozuchowicz, direitor da SKR. Algo a ser dito, @skr_arquitetur

O projeto @pracadavilabuarque  é resultado da união de moradores do entorno que se articularam para promover a manutenção e melhorias na praça.  Com o grupo da Associação Parque Minhocão eu aprendi que quando a sociedade civil se junta ela não só troca a indignação pela ação, como também coloca luz e senso de prioridade no poder público sobre a  questão; a administração pública  se fortalece com interlocutores. Eu fico surpreso e feliz quando as pessoas dedicam um pouco do seu tempo particular com algo que beneficia a coletividade. Recentemente, grama nova, plantio de mudas e a renovação da areia deste tanque são resultados do esforço da iniciativa. Há várias maneiras de ajudar. Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
1

O projeto @pracadavilabuarque é resultado da união de moradores do entorno que se articularam para promover a manutenção e melhorias na praça. Com o grupo da Associação Parque Minhocão eu aprendi que quando a sociedade civil se junta ela não só tro

Se a cidade fosse uma casa. A Praça Roosevelt seria a sala de estar. Ficou famoso o episódio da 'síndica da Roosevelt' sobre os usuários - É gente que não tem dinheiro; compram bebida dos ambulantes por R$ 3, compram pizza de R$ 10 e, como não têm transporte público, ficam até o dia seguinte. Ela acertou, tem muita gente que vem de longe e se encontra aqui. Muitas periferias têm ponto de encontro na Roosevelt. E a pizza de 10 reais eu já comi, é uma delícia! Kk  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
1

Se a cidade fosse uma casa. A Praça Roosevelt seria a sala de estar. Ficou famoso o episódio da 'síndica da Roosevelt' sobre os usuários - "É gente que não tem dinheiro; compram bebida dos ambulantes por R$ 3, compram pizza de R$ 10 e, como não têm t

Ainda sobre paisagismo  Olhar para baixo! É a primeira coisa que eu faço quando tenho a oportunidade de entrar no condomínio São Luiz. O projeto do edifício é do arquiteto Marcello Fragelli, de 1964. Este prédio se destaca no cenário do entorno quando o assunto é locação de lajes corporativas. Menos pelo brutalismo - ainda de difícil apreciação para muita gente -  mas pela qualidade da infraestrutura do prédio. Shafts amplos, pé direito confortável, e por aí vai. Coloca muitos prédios vizinhos novinhos no chinelo. Ah! E tem teatro, como no Santos Augusta, já mencionado, olha só. Mas o assunto de hoje é o térreo do Burle Marx. O jardim até hoje conserva o projeto do nosso mais conhecido paisagista. Em sintonia como o desenho do Fragelli, propunha um térreo aberto (quem sabe um dia) e uma base fluída com a cidade de onde o edifício seria acessado sem muitos obstáculos. Para quem conhece a região na hora do almoço todos querem um lugar ao sol. Aqui não falta. Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
4

Ainda sobre paisagismo Olhar para baixo! É a primeira coisa que eu faço quando tenho a oportunidade de entrar no condomínio São Luiz. O projeto do edifício é do arquiteto Marcello Fragelli, de 1964. Este prédio se destaca no cenário do entorno quand

Bom dia  Um paisagista! O paisagista. De várias obras de arquitetura que admirava, muitas tinham em comum uma coisa - o jardim. Eles pareciam que sempre tinham estado ali, pareciam ter surgido antes da própria Arquitetura. Os jardins do paisagista (engenheiro agrônomo de formação) @rodrigooliveira_paisagismo  no meu ponto de vista, conseguem representar o nosso tempo. Eles são elaborados, mas não hierarquizados, têm harmonia como pano de fundo, e uma configuração precisa para parecerem assim, despretensiosos. Enquanto muitos paisagistas trabalham no plano bidimensional, os dele são esculpidos em altura; nada de plantinhas ritmadas e aglomerados de uma mesma espécie como se a planta fosse um objeto produzido em tiragem. Na foto, o jardim da loja @dpotbrasil feito por ele. A melhor moldura possível para esta Arquitetura!  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #dpot
0

Bom dia Um paisagista! O paisagista. De várias obras de arquitetura que admirava, muitas tinham em comum uma coisa - o jardim. Eles pareciam que sempre tinham estado ali, pareciam ter surgido antes da própria Arquitetura. Os jardins do paisagista (e

Minha Casa Minha Vida! O que te vem na cabeça? ️️️️ Aqueles conjuntos de casas iguaizinhas no meio do nada, ou predinhos de 4 andares carimbados longe da cidade e infraestrutura urbana. Pois bem, a @magikjc_bemviver com quem eu venho colaborando, vem provando que é possível construir dentro do programa e na região mais bem servida de saúde, educação e cultura - o centro de São Paulo. Quando fizeram o Primeiro da Série Bem Viver na Rua Frei Caneca muitas eram as dúvidas; de cada 10 interessados 9 não se enquadravam no regulamento do programa - mesmo assim foi comercializado em poucas semanas. De lá para cá, já foram alguns, e a Arquitetura tem ganhado cada vez mais espaço. Este da foto, de frente para a #praçarotary (vamos falar dela depois) foi o primeiro a receber a fachada ativa. Um estacionamento deu lugar a 84 famílias e uma loja. Perfeitamente inserido, não faz feio aos seus vizinhos. Há muita vida no centro (@avidanocentro.sp) vamos falar muito dela ainda. ️ Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
13

Minha Casa Minha Vida! O que te vem na cabeça? ️️️️ Aqueles conjuntos de casas iguaizinhas no meio do nada, ou predinhos de 4 andares carimbados longe da cidade e infraestrutura urbana. Pois bem, a @magikjc_bemviver com quem eu venho colaborando, vem

Bom dia!️ Cedinho, passando pela Augusta me lembrei sobre as torres de vidro de ontem. Este é o Santos Augusta um prédio novo no espigão da Paulista. Eu frequento muito este prédio, mas eu não trabalho nele. Como é possível? Bem, é que todo o térreo dele ao invés de um atrium marmorizado (estilo mausoléu) recebeu um café, o @perseucoffeehouse muito confortável. Em uma ocasião ou outra, um almoço especial no @casimiroristorante no 4°andar. E agora no segundo semestre, mal posso esperar pelo teatro @teatrounimed que vai ser inaugurado com o musical  Lazarus escrito por David Bowie e fica no bloco mais baixo do edifício.
A prova de que um prédio corporativo pode se integrar com a cidade. Ele é o resultado da colaboração entre @reudbrazil  e o arquiteto @isayweinfeld_architecture . Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
5

Bom dia!️ Cedinho, passando pela Augusta me lembrei sobre as torres de vidro de ontem. Este é o Santos Augusta um prédio novo no espigão da Paulista. Eu frequento muito este prédio, mas eu não trabalho nele. Como é possível? Bem, é que todo o térreo

Há pouco mais de 1 ano o horário de abertura para as pessoas passou das 21h para as 20h. Essa 1 hora representa tanto para quem chega depois do trabalho: seja para poder abrir a janela, desfrutar do silêncio, ou melhor ainda, se movimentar. A medida atende à Lei 16.833, que cria o Parque Municipal do Minhocão ‍️ Enquanto me alongo passa o grupo de corrida organizada 'Corre de Segunda'. E me ocorre: Smart é ser fit na rua! 🤸
Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
0

Há pouco mais de 1 ano o horário de abertura para as pessoas passou das 21h para as 20h. Essa 1 hora representa tanto para quem chega depois do trabalho: seja para poder abrir a janela, desfrutar do silêncio, ou melhor ainda, se movimentar. A medida

O Parque do Povo é como o Central Parque de NY só que periférico. Gramado bem aparado e edifícios na borda (daqueles de vidro, sem Arquitetura que se queira saber o autor) faltam apenas as pessoas, ou melhor, mais pessoas. Talvez seja o frio. Nos finais de semana é bem frequentado pelo povo do Itaim Bibi, povo da Vila Nova Conceição, povo da Vila Olímpia, e até o povo dos Jardins. O Parque do povo que trabalha na Faria Lima e mora nas adjacências. Se o povo quiser ir também consegue. Diferente do Parque Ibirapuera aqui tem a Estação Cidade Jardim, a poucos metros, que conecta com a linha amarela e chega direto onde o povo está. Deixa eu voltar para o centro da cidade, antes que o centro financeiro me diga que ele sim é o centro.  Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
9

O Parque do Povo é como o Central Parque de NY só que periférico. Gramado bem aparado e edifícios na borda (daqueles de vidro, sem Arquitetura que se queira saber o autor) faltam apenas as pessoas, ou melhor, mais pessoas. Talvez seja o frio. Nos fin

Nem toda semana começa assim. A 20km do centro, em Taboão da Serra. Ah, o ladrilho hidráulico! Em geral, é um material que eu considero pouco, mas um projeto (ainda em desenvolvimento) pedia por um revestimento desses, numa quantidade considerável. Não bastou propor, claro. Foi necessária uma visita nesta fábrica de dois irmãos simpáticos para conhecer melhor a produção. Conhecendo o processo é possível intervir nele criativamente. Processo manual mas com qualidade e certa padronagem. Não se trata nem de artesanato nem de produção industrial, é algo no meio. A designer gráfica Irma Boom @irma_boom_amsterdam  fala muito disso na produção de seus livros especiais 'no handmade aesthetic' e 'no handicraft, please'.  Eu tô com ela! 
Ps.: Que lugar incrível! É sempre fantástico ver as coisas sendo feitas assim na nossa frente. Em geral busco colaboradores em que eu possa assistir e aprender com a produção. Ao longo da semana talvez tenham outras visitas assim. Sou o @felipessr arquiteto-urbanista e moro no centro de São Paulo de frente para @parque_minhocao. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina.
3

Nem toda semana começa assim. A 20km do centro, em Taboão da Serra. Ah, o ladrilho hidráulico! Em geral, é um material que eu considero pouco, mas um projeto (ainda em desenvolvimento) pedia por um revestimento desses, numa quantidade considerável. N

Bom dia!️ Esta semana eu @felipessr vou pilotar o Esquina e compartilhar um pouco do meu olhar sobre esta cidade fascinante e fatigante em que vivemos. Sou arquiteto praticante e mestre em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Está foto é da minha janela. Eu moro de frente para o #minhocao, ou melhor @parque_minhocao, e faço parte da iniciativa. A forma como eu vejo São Paulo foi moldada pelos endereços que já tive e experiências profissionais. Já morei no Jardim Penha e Anália Franco na Zona Leste, em Newark em New Jersey e no Brooklyn nos EUA, Rotterdam na Holanda e desde 2014 aqui na @vilabuarque em #SP. Uma periferia diferente da outra, um centro diferente do outro! Desde o início da faculdade foram muitas práticas de arquitetura. Pude colaborar com arquitetos e urbanistas atuantes que mais admiro, lá (@oma.eu ) e aqui (@isayweinfeld_architecture) entre tantos outros. Mais do que falar sobre cidades, fazendo, no batente - de um bairro multimídia no meio do deserto do Qatar para um Sheikh em uma monarquia absolutista até o desenho de jardim para um edifício de Interesse Social em uma democracia. O arquiteto-urbanista vive estes contrastes, e saber operar em todos eles é o que conforma a natureza da nossa prática: técnica e humana, grandiosa e singela. Bom, hoje é segunda, ainda temos muitos assuntos, vamos abrir a semana!
3

Bom dia!️ Esta semana eu @felipessr vou pilotar o Esquina e compartilhar um pouco do meu olhar sobre esta cidade fascinante e fatigante em que vivemos. Sou arquiteto praticante e mestre em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie. Está foto é da minha

Está é a sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil. Um edifício tombado pelo IPHAN, que abriga intensos debates sobre a cultura brasileira e se 'reinventou' recentemente com outros usos como restaurante, cinema e café. Porém com as dificuldades financeiras do IAB, este belo exemplar da arquitetura moderna poderá ir à leilão judicial. Seria um triste fim de uma bela história, mas que ainda pode ser evitado, só depende da mobilização dos arquitetos.
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nos últimos dez dias postei no Instagram do Esquina. Espero que tenham gostado. Estou também no Facebook como José Renato Melhem. #centrosp #iabsp #arquiteturamoderna
5

Está é a sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil. Um edifício tombado pelo IPHAN, que abriga intensos debates sobre a cultura brasileira e se 'reinventou' recentemente com outros usos como restaurante, cinema e café. Porém com as dificulda

A já famosa calçada do restaurante; A Casa do Porco. Assim como em vários outros bares da cidade, suas mesas ocupam parte das calçadas. Ao mesmo tempo que restringem o espaço do pedestre também dão mais vida ao espaços públicos. Soluções como esta, se bem planejadas, pode até impulsionar a recuperação de áreas degradadas da cidade. 
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #centrosp #calçadasp
0

A já famosa calçada do restaurante; A Casa do Porco. Assim como em vários outros bares da cidade, suas mesas ocupam parte das calçadas. Ao mesmo tempo que restringem o espaço do pedestre também dão mais vida ao espaços públicos. Soluções como esta, s

As comunidades das Vilas Jataí, Ida e Beatriz se reuniram sábado passado nesta bela festa Julina. Além de encontros como esse, em que a comunidade se apropria do espaço público, são organizadas reuniões dos moradores para coletivamente buscar melhores condições para esses bairros. É fundamental em cidades grandes como São Paulo que a população também se sinta  responsável pela preservação e qualificação dos espaços públicos.
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #ecobairros #boapraca #festajulina #comunidade #vilasbeatrizidajatai
0

As comunidades das Vilas Jataí, Ida e Beatriz se reuniram sábado passado nesta bela festa Julina. Além de encontros como esse, em que a comunidade se apropria do espaço público, são organizadas reuniões dos moradores para coletivamente buscar melhore

São Paulo é também palco de grandes eventos, como a Copa América de futebol. Quando planejados e implementados com organização, eles costumam deixar um legado de infraestrutura e turismo à cidade sede. Temos muitos exemplos de cidades que se beneficiaram por abrigar grandes eventos. Será o caso de São Paulo?
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #copaamerica #argentina🇦🇷 #chile #arenacorinthians
0

São Paulo é também palco de grandes eventos, como a Copa América de futebol. Quando planejados e implementados com organização, eles costumam deixar um legado de infraestrutura e turismo à cidade sede. Temos muitos exemplos de cidades que se benefici

Um oásis de arte no centro de São Paulo. 
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #centrosp #cultura
#ccbb #spcentro
0

Um oásis de arte no centro de São Paulo. Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #sp . Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #centrosp #cultura #ccbb #spcentro

Essa é a calçada da Pontifícia Universidade Católica, fica no bairro onde moro e é um bom exemplo de como deve ser feita uma via de pedestre. Ao centro, na faixa livre, um piso rígido, continuo, com poucas juntas e totalmente acessível. Na lateral, junto a guia, o pavimento é de blocos pré-moldados o que permite a remoção em caso de necessidade de acessar o subsolo, além de contribuir com a drenagem - por ser um piso que permite absorção parcial das águas da chuva. E árvores, o que é fundamental para termos boas condições ambientais. Para essa calçada tirar nota 10, só faltou o piso direcional. 
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #calçadasp #perdizes #desenhouniversal #mobildadeurbana
2

Essa é a calçada da Pontifícia Universidade Católica, fica no bairro onde moro e é um bom exemplo de como deve ser feita uma via de pedestre. Ao centro, na faixa livre, um piso rígido, continuo, com poucas juntas e totalmente acessível. Na lateral, j

A cidade de São Paulo se iluminou para a parada do orgulho LGBTQI+. Se existe um aspecto em que São Paulo pode se orgulhar é por abrigar diversas culturas e origens. Nada mais justo que a capital seja também o palco de uma das maiores manifestações pela diversidade sexual e o respeito aos gêneros no mundo.
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #centrosp #paradalgbtqia
0

A cidade de São Paulo se iluminou para a parada do orgulho LGBTQI+. Se existe um aspecto em que São Paulo pode se orgulhar é por abrigar diversas culturas e origens. Nada mais justo que a capital seja também o palco de uma das maiores manifestações p

Foi escolhido, com a presença do Prefeito, o novo piso que vai substituir as pedras portuguesas do calçadão do centro histórico de #SP. São placas pré-moldadas de concreto em diferentes tons de cinza. Objetivo é tornar o calçadão efetivamente acessível e com uma manutenção mais econômica. Participei desse processo como membro da Comissão Permanente de Calçadas da Prefeitura e gostaria da sua opinião sobre essa mudança. Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #centrosp #calçadanova #calçadasp
8

Foi escolhido, com a presença do Prefeito, o novo piso que vai substituir as pedras portuguesas do calçadão do centro histórico de #sp . São placas pré-moldadas de concreto em diferentes tons de cinza. Objetivo é tornar o calçadão efetivamente acessív

“O Futuro da Moradia: As Novas Máquinas de Morar” com mediação e curadoria do @gimenes e participação do @rauljustelores @betefranca Felipe Schucman @soninhafrancine_oficial @soninhafrancine e Carlos Terepins
2

“O Futuro da Moradia: As Novas Máquinas de Morar” com mediação e curadoria do @gimenes e participação do @rauljustelores @betefranca Felipe Schucman @soninhafrancine_oficial @soninhafrancine e Carlos Terepins

Revitalizar o centro de São Paulo é uma bandeira do atual prefeito, assim como foi também nas últimas três gestões. Muitas ações foram feitas com certo sucesso neste século, porém permanece o abandono do patrimônio histórico, a falta de moradia e a infraestrutura ociosa após às 18 horas - entre outros. A bola da vez é o Vale do Anhangabaú que será novamente reformado a um custo de 80 milhões. É um projeto elaborado na gestão #Haddad e que #Covas irá executar. Será esta a melhor estratégia para requalificar o centro de São Paulo? #centrosp #revtalização
#prefeiturasp
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes em #SP
14

Revitalizar o centro de São Paulo é uma bandeira do atual prefeito, assim como foi também nas últimas três gestões. Muitas ações foram feitas com certo sucesso neste século, porém permanece o abandono do patrimônio histórico, a falta de moradia e a i

O crescimento desordenado de São Paulo sacrificou as qualidades que o território proporcionava, entre elas a beleza, para dar lugar a uma cidade pretensamente funcional.  Quem sabe a arte e a arquitetura poderão nos redimir desse erro com um pouco de imaginação. Esse banco, além de servir de assento, nos sugere que o centro pode ser mais que um local de trabalho e consumo. 
Sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #SP. Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #centrosp #mobiliariourbanosp
0

O crescimento desordenado de São Paulo sacrificou as qualidades que o território proporcionava, entre elas a beleza, para dar lugar a uma cidade pretensamente funcional. Quem sabe a arte e a arquitetura poderão nos redimir desse erro com um pouco de

Oi, sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #sp . Além de algumas obras residenciais me dedico ao urbanismo por meio da concepção e implementação de políticas públicas - como o Programa Passeio Livre de padronização de calçadas - que realizou as obras das imagens acima. Minha outra paixão é o rádio onde sou comentarista esportivo da #cheninocampo_rfo . Nesta semana postarei no Instagram do Esquina. #calçada #urbanismo
1

Oi, sou @renatomelhem arquiteto, urbanista, locutor e moro em Perdizes, #sp . Além de algumas obras residenciais me dedico ao urbanismo por meio da concepção e implementação de políticas públicas - como o Programa Passeio Livre de padronização de cal

Eita em vez do trem veio isso #saopaulo #trem #cptm (@soninhafrancine para  @_esquina_ )
2

Eita em vez do trem veio isso #saopaulo #trem #cptm (@soninhafrancine para @_esquina_ )

Ainda bem que tem o trem... Pensei que esse dia nunca ia chegar. Se tivesse de pagar gasolina + estacionamento ou táxi até Guarulhos, afemaria. Sou a @soninhafrancine, convidada da @_esquina_ esta semana, voltando do aeroporto, onde fui me despedir de uma amiga que vai para Portugal 🇧🇷🇵🇹️. #saopaulo #mobilidadeurbana
3

Ainda bem que tem o trem... Pensei que esse dia nunca ia chegar. Se tivesse de pagar gasolina + estacionamento ou táxi até Guarulhos, afemaria. Sou a @soninhafrancine , convidada da @_esquina_ esta semana, voltando do aeroporto, onde fui me despedir d

Load More